_____________________________________________________________________________________________________________________

24 agosto 2016

O que veste cada tipo de corpo?

Tal como acontece com muitos outros aspetos da mulher e do homem, todas nós temos os corpo diferente umas das outras. No entanto, é possível resumir os tipos de corpo em cinco categorias, o que nos ajuda a encontrar o tipo de roupa que mais se adequa a nós.
Descobrir o nosso tipo de corpo não é muito difícil, basta olhar ao espelho e prestar atenção às nossas curvas. Para termos uma ideia mais precisa, podemos tirar as medidas do busto, cintura e quadril.


#1 Triângulo
Este tipo de corpo define-se por ter as ancas mais largas que os ombros. Normalmente, os ombros são mais estreitos e não são tão abertos. A parte mais chamativa do corpo é o quadril, maior que o busto.

#2 Retângulo
A cintura, os ombros e quadris têm aproximadamente a mesma medida. A silhueta não tem tantas curvas e o tipo de corpo é mais reto, mais direito.

#3 Oval
Este tipo de corpo é mais usual entre mulheres que estão acima do seu peso ideal, tendo em conta a altura. Normalmente o tronco é mais redondo e as pernas são estreitas.

#4 Ampulheta
A cintura é mais estreita e as medidas do quadril e busto são proporcionais. As curvas são harmoniosas e proporcionais.

#5 Triângulo invertido
É exatamente o contrário do corpo triangular, os ombros são mais largos que as ancas, tornando-se a caraterística mais marcante deste tipo de corpo.


E para que querem vocês saber qual o vosso tipo de corpo?! Então, assim já sabem quais as peças que mais se adequam e quais são as menos recomendadas. É mais fácil escolher a roupa que nos favorece, podendo assim optar por realçar os pontos fortes!
Claro que isto são meras indicações, e não são uma verdade absoluta que não pode ser contestada. No meu caso, que sou baixinha, às vezes opto por peças, que normalmente seriam desaconselhadas a pessoas com a minha estatura, mas se me sinto bem, uso! Tento seguir tendências, escolhendo as peças que mais me favorecem e não uso apenas porque "está na moda". Há sempre formas de adaptar tendências ao nosso estilo pessoal e à nossa estrutura física!

Vestir cada tipo de corpo


#1 Corpo triangular
O mais importante neste tipo de corpo é equilibrar o tamanho dos ombros com o das ancas, e atrair os olhares para a parte de cima. É também importante alongar o corpo, e para isso, nada melhor que um salto alto.

Yes
Peças com riscas horizontais, criar sobreposições, blazers e blusas cintadas, colares com volume, saias de corte evasê ou ligeiramente mais justas, blusas estampadas e calças de corte reto.

No
Peças com bolsos volumosos, cintos à altura dos quadris, malas à tiracolo, saias com pregas ou muito volumosas, casacos e blusas que terminam acima do quadril.










#2 Corpo retangular
A principal preocupação para este tipo de corpo é tentar criar formas, e desviar a atenção da cintura, acentuando outras partes do corpo. A ideia é criar a ilusão de que a cintura é mais estreita do que aquilo que é na realidade. Para isso, temos um grande aliado, o cinto!

Yes
Saias rodadas ou com mais volume, camisas compridas, estilo vestido, calças estampadas ou com volume, blusas soltas ou com tecidos fluidos, cintos.

No
Roupas demasiado largas ou com estampados demasiado grandes, calças de cós largo ou de cintura subida, blusas juntas combinadas com calças justas.






#3 Corpo Oval
A silhueta oval é mais comum entre mulheres acima do seu peso ideal, sendo que a zona abdominal fica mais saliente. Por isso, a ideia é desviar a atenção dessa zona.

Yes
Looks monocromáticos, saias de corte godê ou evasé, batas, túnicas e blusas soltas, calças retas ou flare, blusas até metade dos quadris, peças com decote em U ou V.

No
Roupas demasiado largas, peças demasiados justas, vestidos tubo, colares curtos.











#4 Corpo em forma de ampulheta
Normalmente é o mais fácil para vestir, porque as formas são mais proporcionais e harmoniosas.

Yes
O que mais valoriza um corpo ampulheta são as peças com cortes acentuados, casacos e blazers cintados, cintos, peças de cintura alta.

No
As peças que menos favorecem são as de corte reto, especialmente os casacos.







#5 Corpo em triângulo invertido
Para quem tem este tipo de corpo, a principal preocupação deve ser acentuar a zona da anca, de forma que esta aparente ter a mesma largura que os ombros. Por ser mais larga, a parte de cima requer sempre tons mais escuros.


Yes
Claças flare, estampadas ou volumosas, saias rodadas e estampadas, estampados verticais e decotes em V.

No
Saias justas e blusas justas, camisas blusas e casacos estampados, colares volumosos, calças skinny, decotes em barco e riscas horizontais.






Para todos os tipos de corpo, há sempre peças que favorecem e outras que desfavorecem, mas o principal a ter sempre em mente é pensar em equilíbrio de proporções, é fundamental criar harmonia.
Como disse mais atrás, isto não são regras, são apenas sugestões que espero, serem úteis!

kiss, J

1 comentário: